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Coisas que não concordo: Ensino de parasitismo

De uns tempos para cá, por me debruçar sobre a praxis docente e, especialmente, sobre o ensino de Biologia, acho confuso como se ensina Parasitologia nos Ensinos Fundamental e Médio. Primeiro, não me agrada o local que escolheram para esse tema, junto com Zoologia. O parasitismo é uma relação ecológica e, como tal, poderia ser abordada de forma consistente junto com o resto da Ecologia. Parasitismo também é um problema de saúde e poderia muito bem ser abordado junto com o conteúdo de Corpo Humano, ao lado das outras doenças. Ou, talvez esse seja o melhor meio, trabalhar Parasitologia tanto na Ecologia como com Corpo Humano

A Biologia sem evolução vira uma coleção de selos – até citaria a frase de Dobzhansky, mas de tanto a citarem venho “pegando abuso” dela – sem uma organização consistente. Desta feita, julgo importante que essa matéria permeie o ensino de conteúdos Biológicos desde o Ensino Fundamental. Entender, por exemplo, que animais diferentes possuem caracteres (estruturas, comportamentos, orgãos…) semelhantes ou por serem parentes ou por viverem em ambientes semelhantes. Por exemplo, águas-vivas e estrelas-do-mar se locomovem lentamente e não possuem cabeça não por serem parentes próximas, mas por explorarem o oceano de forma mais ou menos semelhante… Isso é até fácil de fazer, quando trabalhava com alunos do Ensino Fundamental e trabalhava Zoologia e Botânica desse modo, eles entendiam bem. O problema é que parasitas tem um monte de “esculhambações”. Tenho um colega que diz que seu primeiro “chute” para qualquer estrutura aparentemente sem explicação em um ser vivo é seleção sexual, concordo com ele, e meu segundo “chute” seria, com certeza, parasitismo. Não é que não dê, contudo, para ensinar parasitismo a luz da evolução, na verdade um estudo assim fica muito rico e significativo. Somente acho que há momentos mais propícios para se fazer isso do que no estudo de Zoologia, onde já há uma miríade de informações para se absorver, principalmente se você quiser aplicar esse viés evolutivo.

                Como comentei acima, ensinar Parasitismo junto com Ecologia é mais interessante. Quando se ensina Parasitologia com Zoologia, o aluno fica com a falsa impressão que só existem parasitas animais, até porque não se usa a denominação parasitoses para vírus, bactéria, fungos e protistas no Ensino Fundamental e Médio apesar deles parasitarem tanto quanto os nematoides  por exemplo. Pior, alguns alunos ignoram que existam parasitoses vegetais, como se ter parasitos fosse “privilégio” dos animais. Talvez se trabalhássemos a ideia de parasitismo dentro de relações ecológicas tais confusões diminuíssem. A ideia não é trabalhar todas as parasitoses estudadas no Ensino Básico na Ecologia, mas mostrar os ciclos básicos e ilustrar com alguns exemplos. Os parasitos que mantem esse tipo de relação com o ser humano seriam abordados juntamente com o conteúdo de Corpo Humano.

                Como trabalhar então os parasitas junto com corpo humano? Como já trabalhamos (ou trabalharemos) as questões ecológico-evolutivas das parasitoses juntamente com meio ambiente. Creio que, além das questões biológicas, as questões sociais que envolvem o parasitismo deveriam ficar patentes nesse momento. Poderíamos usar os preceitos da pedagogia da autonomia para fazer isso. Podíamos questionar, por exemplo, por que há tão poucos medicamentos e um número ainda menor de pesquisas para parasitoses? Por qual motivo eu e você, indivíduos bem nutridos e de boa saúde, dificilmente desenvolveremos uma infecção extremamente grave de parasitoses enquanto crianças em regiões menos abastadas morrem devido a infecções desses mesmos parasitas? Se a maioria dessas parasitose podem ser evitadas com um sistema de esgoto eficiente e boas práticas de higiene, como ainda há tantas pessoas atingidas por essas parasitoses? Será que a disseminação por toda a população dos países ricos de sistema de esgoto eficiente e boas práticas de higiene aliadas a menor quantidade de vetores nessas regiões tem algo a ver com a pouca pesquisa de medicamentos para parasitoses?

                Creio que esse caminho seja melhor do que simplesmente trabalhar Parasitismo com Zoologia. E para você? Como deve ser o ensino de parasitologia?

Sobre Júlio Camilo

Um cara feliz.

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